PRF reforça fiscalização para evitar acidentes com caminhões em Pernambuco
- José Augusto
- 1 de abr.
- 1 min de leitura

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização de veículos de carga nas rodovias federais de Pernambuco como parte da Operação Descanso Legal. A iniciativa, que segue até sexta-feira (4), tem o objetivo de reduzir acidentes e garantir que os motoristas cumpram as normas de descanso previstas na legislação.
Em 2024, já foram registrados 692 acidentes envolvendo caminhões no estado, resultando em 185 feridos e 12 mortes. O número supera o total de 2023, quando houve 665 ocorrências, com 196 feridos e oito vítimas fatais. Somente na última segunda-feira (31), quatro tombamentos de caminhões foram registrados na Zona da Mata e no Sertão, incluindo um acidente grave na BR-232, em São José do Belmonte, que deixou um passageiro morto e o motorista ferido.
A operação foca na verificação do tempo de direção dos condutores, uma medida essencial para evitar a fadiga ao volante. Conforme a legislação, motoristas de veículos pesados devem fazer pausas de 30 minutos a cada cinco horas e meia de viagem, além de um descanso ininterrupto de 11 horas dentro de um período de 24 horas. Em 2024, a fiscalização dessa norma já resultou em mais de 1.200 autuações no estado.
Além da verificação do cumprimento da Lei do Descanso, os agentes da PRF analisam as condições dos veículos, conferindo o funcionamento dos freios, o estado dos pneus e a documentação dos condutores, além de monitorar possíveis excessos de peso na carga transportada.