Ivete Lacerda assume a Secretaria de Esportes de Pernambuco
- José Augusto
- 28 de mar.
- 2 min de leitura

Ivete Lacerda tomou posse nesta quinta-feira (27) como a nova secretária de Esportes de Pernambuco, em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas. A advogada, especialista em Gestão Pública e Neurociência aplicada ao Comportamento, foi indicada ao cargo pelo deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) e já ocupava a diretoria da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).
A posse ocorreu com a presença da governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB), que substitui Raquel Lyra (PSDB) durante suas férias. A Secretaria de Esportes passou a existir de forma independente após a separação da antiga Secretaria de Educação e Esporte, aprovada no final de 2023 pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Priscila Krause destacou que os primeiros anos do governo foram de ajustes e que agora a gestão avança em projetos importantes, como os programas Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE, que tiveram o número de beneficiados quase dobrado. Além disso, o governo pretende entregar 53 centros esportivos até o final de 2026, além de fomentar projetos sociais esportivos com um orçamento de R$ 8 milhões. "Ivete chega para fortalecer essas iniciativas e ampliar as oportunidades esportivas para a população", afirmou Krause.
Ao assumir o cargo, Ivete Lacerda reforçou sua experiência de mais de 20 anos na gestão pública e seu compromisso com o fortalecimento do esporte no estado. "Minha missão será expandir essas ações e garantir mais acesso ao esporte para os pernambucanos", declarou a nova secretária, que já atuou na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e nas pastas de Esportes e Turismo de Pernambuco.
A nomeação de Ivete Lacerda também representa um movimento político importante, aproximando o União Brasil do governo estadual. Durante a cerimônia, Mendonça Filho destacou sua parceria com Raquel Lyra e elogiou sua gestão. "O governo tem avançado e se consolidado. Raquel é uma gestora séria e comprometida com Pernambuco", afirmou o deputado federal.