A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou os ensaios clínicos de fase 2 de um novo antiviral para o tratamento da dengue. Atualmente, não há medicamentos específicos para combater diretamente o vírus, e o tratamento se concentra em aliviar os sintomas, como a desidratação.
O medicamento, chamado EYU688, foi desenvolvido pela Novartis e será testado em pacientes infectados com qualquer um dos quatro sorotipos da dengue. O objetivo dos testes é avaliar a segurança, eficácia e como o medicamento age no organismo. O estudo será conduzido de forma randomizada e duplo-cega, onde alguns pacientes receberão o remédio e outros, placebo, sem saber a qual grupo pertencem.
O remédio atua numa proteína chamada NS4B, localizada na membrana do vírus, com o intuito de interromper a replicação do patógeno no corpo. Além do Brasil, testes do EYU688 estão sendo realizados em Cingapura, Índia, Malásia e Vietnã.
No Brasil, 38 pacientes participarão dos estudos em centros de pesquisa em Brasília, Sorocaba, São José do Rio Preto, Manaus e Rio de Janeiro. Caso os resultados sejam positivos, o medicamento poderá ser registrado e futuramente oferecido no mercado brasileiro.